quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jardins e hortas pintam de verde as paredes de pequenos imóveis

Não há espaço pequeno quando é grande a vontade de ter a natureza por perto

(Foto por Maristelly de Vasconcelos)
Os apartamentos estão cada vez menores. De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), a venda de imóveis compactos aumentou 41% nos últimos anos. Mesmo em espaços bem pequenos, moradores têm buscado casas de jardinagem e profissionais da área para montar jardins mínimos, mas que deixam os ambientes cada vez mais bonitos. “As plantas mais procuradas para este tipo de projeto são aquelas que vão dar custo-benefício, independentemente do tamanho do jardim. São as plantas mais fortes, que além de resistirem ao sol, resistem também ao vento”, conta a paisagista Andreia Marquini.

Além dos jardins internos e das varandas floridas, outra tendência tem pintado as paredes dos apartamentos de verde: é o cultivo das mini hortas. Marquini fala que, há cerca de cinco anos, há um boom dos temperos. É comum seus clientes buscarem informações para o plantio e manutenção de pés de manjericão, hortelã, alecrim, salsa, coentro, cebolinha, tomilho, orégano e pimenta, pois “as pessoas estão optando por ter aquele temperinho em casa, aquela coisa orgânica, gostosa”, conclui.

Para a paisagista, o aumento da procura pelas hortas domésticas é resultado da mudança no mercado imobiliário. Hoje, apesar dos apartamentos pequenos, os condomínios têm oferecido opções de negócio e lazer, fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo em casa, além disso, tem crescido também o hábito de cozinhar em reuniões com os amigos.

Os muitos tipos de temperos têm ganho a preferência
Foto por Maristelly de Vasconcelos
A instalação dos jardins é feita em diversos cômodos dos apartamentos, enquanto as mini hortas têm as varandas gourmet e as cozinhas como locais preferidos. Kioko Nagai, proprietária de uma loja de jardinagem na região central de São Paulo, diz que seus clientes procuram até plantas que sejam resistentes às áreas úmidas como o banheiro. Porém, quando o assunto é o que mais sai a pedido dos clientes, ela diz que os temperos representam o maior volume de vendas, mas que nem sempre foi assim. Ela afirma que “tem gente que está levando todo tipo de temperos, e isso é uma novidade no mercado. Levam tudo, tudo mesmo, parece incrível”.

Jackeline Cavalcanti, bancária, se diz uma apaixonada por plantas e, agora, também pelos temperos. “Cultivo como terapia. Gasto horas por semana cuidando das minhas ‘filhas verdes’. Elas não me respondem, mas eu falo com elas e acho que elas me entendem”, diz Jackeline, enquanto compra mais mudas de tempero na loja da senhora Kioko. Desta vez, leva para casa mudas de manjericão e alecrim. Das que já possui em casa, costuma usar hortelã para fazer chá e orégano para preparar o sal de ervas, além de usá-lo para temperar saladas.

A demanda por esse tipo de apartamento teve um impulso devido à mudança de estilo de vida do brasileiro. Dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o percentual de casas no Brasil com apenas um morador aumentou de 8,6% em 2000 para 12,2% em 2010. Além disso, nos últimos cinco anos, os divórcios no país subiram 75%, passando de cerca de 80 mil para 140 mil registros anuais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons